A mineração, no entanto, foi diminuindo ao longo do tempo, e a economia de Lavras do Sul passou a incluir atividades agrícolas, como a pecuária, a agricultura de grãos e, mais recentemente, o turismo, que vai crescendo aos poucos.
A cidade está situada em uma região de campos e planícies, com relevo de baixadas e morros. A vegetação predominante é a de campo, com uma rica biodiversidade, embora a área também tenha sido modificada pela agricultura e pecuária. O clima na região é subtropical (temperados), com invernos frios e verões quentes.
Possui 2.601 km² de área, 7.204 habitantes segundo estimativa do IBGE para 2024 (7.157 no Censo de 2022), e está localizada a, aproximadamente, 320 km de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Está dentro do contexto regional da Campanha Gaúcha, que está situada no extremo sul do estado, na fronteira com o Uruguai, e tem grande importância histórica, cultural e econômica.
Realiza diversos eventos ao longo do ano, entre eles o tradicional Carnaval, a Semana Farroupilha, o Universo Pecuária, o OuroDança e Torneio Interblocos, entre outros. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Ibaré e o Parque do Sindicato Rural são algumas de suas mais importantes atrações turísticas lavrenses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário